Release



Pintura e desenho. Essas são as formas de expressão dentro das artes plásticas em que procura realizar um trabalho no qual possa exprimir toda a sua emoção, angústia, tristeza e alegria. E nada é convencional, como deve ser a própria manifestação artística, pois não há como conter os sentimentos, sem que também deixe de produzir obras referenciais que farão parte de nosso dia-a-dia como cartazes, ilustrações e painéis.
Na pintura, a tinta a óleo é a base do seu trabalho. No desenho, sua criatividade não tem limites no uso de materiais: bico de pena, hidrocor, lápis cera, tinta água, colagens e até esmalte de unha compõem o seu universo que sempre está receptivo a invocar o novo.
Amazonense de origem e formado em Belas Artes pela UFRJ, vários outros cursos contribuíram para enriquecer a sua trajetória: desenho e pintura com o professor Moacir Andrade (Manaus, 1965); atelier livre, no Parque Lage (Rio, 1980) com a professora Gioconda Cavaliere; história da arte e modelagem, também no Parque Lage (1981-1982); noções de pintura com a professora Tânia Tolomei (Rio, 1983).
Com participação em inúmeras exposições, nas quais teve o seu trabalho apresentado, inclusive ao lado de artistas internacionais, recebeu diversos prêmios, desde menção honrosa até medalhas de ouro. Bienal Brasil-Japão-Ishikawagima, (Rio, 1989) e Bienal Brasil-Israel (Rio, 1990) – em ambas, recebeu a medalha de ouro; Mostra Internacional ECT/RJ (1988) e Mostra Convergente de Filatelia ECT (1989), contemplado com medalha de prata em cada um dos eventos; medalha de bronze tanto na Exposição da Academia Brasileira de Letras (Rio, 1985) como na exposição do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro (1986), entre outros.
Na área do teatro, participa, há cinco anos, da Oficina de Atores do Rio de Janeiro sob a direção de Monique Lafond e André Luis França e das peças montadas ao final de cada oficina. Frequentou o “Curso Básico de Commedia dell’Arte” promovido pela professora Érida Castello Branco (2011) e realizou, juntamente com a psicóloga Wanda de Paula, o “Concerto de Palavras” da série “Saraus no Grajaú” com declamação de poesias no Ágora Instituto Cultural (2002). Participou da primeira temporada da peça “O Rio Pede Passagem” de Flávio Freitas no Teatro Gonzaguinha sob a direção de Jorge Silpem (2011) e da segunda temporada no Teatro Ipanema em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.